sábado, 2 de novembro de 2013

É dever do Estado prover ensino superior público gratuito?

          Para pensarmos essa questão é preciso fazer algumas considerações, começamos por outro questionamento: Sabemos que a universidade pública já existe, porém à quem ela serve? E por que? Que questões estão implícitas nessas reflexões?
          Não é possível pensar essas questões sem falar de desigualdade social, por exemplo, a polêmica questão criada pela criação das cotas nas universidades a fim de garantir o acesso a universidade à minorias desfavorecidas, ou como diz o geógrafo Milton Santos que prefere usar o termo “minorizadas”. No sentido de que essas pessoas sofreram um processo de exclusão social, não uma simples opção delas em viver às margens da sociedade, que fique bem claro.
Os investimentos em educação apesar de insuficientes existem sim, o que podemos notar é uma ingerência desses recursos. Os investimentos em educação no Brasil são maiores que a nos EUA. Um bom exemplo dessa má gestão é o da reportagem do jornal Folha de São Paulo, que aponta que os investimentos em um aluno na cidade de Sobral-CE é a metade de um aluno de São Paulo-SP, e, no entanto nos resultados das avaliações do governo federal os cearenses se saíram melhor em Língua Portuguesa e Matemática.( http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/06/1303780-aprendendo-a-gastar.shtml). Investimentos por sua vez, significam uma melhor formação de professores competentes e politizados, remuneração digna à esses profissionais, jornada de trabalho adequada, capacitação, prove-los de material didático de qualidade e equipamentos multimídias, etc.

Respondendo então a questão. É dever do Estado SIM o ensino superior gratuito, mas para que isso seja acessível  à todos é preciso que os investimentos na educação básica sejam prioridade, pois só assim será possível acabar com as diferenças sociais, pois uma casa é construída a partir do alicerce, não do telhado.

2 comentários:

  1. Muito bom Vi, temos visões semelhantes, realmente sem a base estruturada não há como se ter uma qualidade geral em bolas condições, sabemos que na prática as coisas funcionam um pouco diferentes, mas temos o dever de fazer nossa parte.
    Beijo.
    HelderC. Rodrigues

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  2. Excelente texto. Argumentação de qualidade.

    Prof. Wellington Aires.

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