sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pensadores e seus conceitos ( Antropologia; Epistemologia e Axiologia )

Descartes
  
Paulo Freire
  
Sócrates

ANTROPOLOGIA 
Antropologia é a ciência que estuda as teorias a respeito do ser humano. Sendo assim, ela se divide em duas partes: Antropologia cientifica e antropologia filosófica.
Antropologia cientifica estuda o ser humano de acordo com sua visão física e cultural. A visão física estuda a evolução humana e a visão cultural, estuda as diferentes culturas em diferentes aspectos, sendo as relações familiares, costumes, tradições e linguagem.
Antropologia filosófica é o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades e ações que os orientam a responder a seguinte questão: o que é ser humano?
Dentro desta ciência, a metafísica ou concepção essencialista, visa as busca da essência que caracteriza determinada coisa.
Na Grécia Antiga, a educação tinha como tema a filosofia, onde a educação era voltada a formação do homem público (defender com argumentos suas ideias e convencer os demais).
Sócrates dizia que o primeiro momento da formação do conhecimento se dava através da ironia (do grego “perguntar”) e logo em seguida, como o segundo passo, a maiêutica (do grego “parto”). Por essa forma, o indivíduo aprende, ou, dá-a-luz a novas ideias a partir do momento que surge a duvida.










John Locke


Epistemologia

Epistemologia é o estudo cientifico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações.
 A epistemologia divide-se em duas tendências: o empirismo e o racionalismo
No empirismo o conhecimento é baseado na experiência. Lucke dizia que o conhecimento começa após a experiência sensível. Para isso destacam-se duas ideias, a sensação (modificação feita na mente por meio de sentidos) e a reflexão (percepção que a alma tem daquilo que nela ocorre).
No racionalismo, o conhecimento se encontra na razão. Descartes usava a razão para provar a própria existência.
Através dessas tendências, surgiu o naturalismo que acrescentava o método experimental e da matematização nas ciências como a sociologia, a psicologia e a economia.
            Nesse período surgem também os interacionalistas e os construtivistas que tinham por meta superar as tendências aprioristas e empiristas. Destacavam-se Jean Piajet, Paulo Freire, Vygotsky, Gramsci, Wallon, dentre outros.
Jean Piaget desenvolveu a teoria da epistemologia genética onde afirmava que o desenvolvimento da inteligência ocorre através de estágios sucessivos caracterizados no processo evolutivo e construtivista.




Aristóteles
Max Scheler
                                       
Lawrence  Kohlberg
Axiologia

Ciência que determina valores predominantes em uma determinada sociedade, sendo eles morais, éticos, estéticos, políticos, religiosos, dentre outros.
       O que é moral?
Conjunto de regras que um ser humano faz para dividir o bem e o mal. Um  individuo, torna-se moral através da interação com a sociedade.
            Na educação moral, o individuo deverá assumir regras que possibilitam o amadurecimento pessoal. É no momento que o jovem passa da Heteronomia (comportamento infantil) para a Autonomia (comportamento próprio = adulto). Desenvolve-se responsabilidades e o individuo começa a assumir pelos seus atos.
Sendo assim, a educação moral deverá atuar tanto no campo pessoal, quanto no campo social do adolescente.
       Valores políticos:
É a relação ou um conjunto de relações por meio das quais os indivíduos interferem nas atividades de outros indivíduos.
Ninguém deve se manter apolítico, pois sendo assim será sujeito a qualquer tipo de manipulação.
       Valores estéticos:
Significa a compreensão pelos sentidos. A arte é uma forma de conhecimento que organiza o mundo por meio do sentimento, da intuição e da imaginação.
           É importante a aplicação da matéria de artes na educação infantil, pois, ela tem a capacidade de formar a personalidade integral do aluno e de equilibrar a inteligência e o sentimento.
A emoção diferencia-se do sentimento, pois, designa um estado psicológico que envolve profunda agitação afetiva e o sentimento é uma relação cognitiva que reconhece várias estruturas do mundo.



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