Antropologia é a ciência que estuda as teorias a respeito do ser humano.
Sendo assim, ela se divide em duas partes: Antropologia cientifica e
antropologia filosófica.
Antropologia cientifica estuda o ser humano de acordo com sua visão
física e cultural. A visão física estuda a evolução humana e a visão cultural,
estuda as diferentes culturas em diferentes aspectos, sendo as relações
familiares, costumes, tradições e linguagem.
Antropologia filosófica é o conceito que o ser humano faz de si próprio,
de suas habilidades e ações que os orientam a responder a seguinte questão: o
que é ser humano?
Dentro desta
ciência, a metafísica ou concepção essencialista, visa as busca da essência que
caracteriza determinada coisa.
Na Grécia Antiga, a educação tinha como tema a filosofia, onde a
educação era voltada a formação do homem público (defender com argumentos suas
ideias e convencer os demais).
Sócrates dizia que o primeiro momento da formação do conhecimento se
dava através da ironia (do grego “perguntar”) e logo em seguida, como o segundo
passo, a maiêutica (do grego “parto”). Por essa forma, o indivíduo aprende, ou,
dá-a-luz a novas ideias a partir do momento que surge a duvida.
John Locke |
Epistemologia
Epistemologia é o estudo cientifico que trata dos problemas relacionados
com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações.
A epistemologia divide-se em duas
tendências: o empirismo e o racionalismo
No empirismo o conhecimento é baseado na experiência. Lucke dizia que o
conhecimento começa após a experiência sensível. Para isso destacam-se duas ideias,
a sensação (modificação feita na mente por meio de sentidos) e a reflexão
(percepção que a alma tem daquilo que nela ocorre).
No racionalismo, o conhecimento se encontra na razão. Descartes usava a
razão para provar a própria existência.
Através dessas tendências, surgiu o naturalismo que acrescentava o
método experimental e da matematização nas ciências como a sociologia, a
psicologia e a economia.
Nesse período surgem também os
interacionalistas e os construtivistas que tinham por meta superar as
tendências aprioristas e empiristas. Destacavam-se Jean Piajet, Paulo Freire,
Vygotsky, Gramsci, Wallon, dentre outros.
Jean Piaget desenvolveu a teoria da epistemologia genética onde afirmava
que o desenvolvimento da inteligência ocorre através de estágios sucessivos
caracterizados no processo evolutivo e construtivista.
Aristóteles |
Max Scheler |
Lawrence Kohlberg |
Axiologia
Ciência que
determina valores predominantes em uma determinada sociedade, sendo eles
morais, éticos, estéticos, políticos,
religiosos, dentre outros.
O que é moral?
Conjunto de regras que um ser humano faz para dividir o bem e o mal. Um individuo, torna-se moral através da interação com a
sociedade.
Na educação moral, o individuo deverá assumir
regras que possibilitam o amadurecimento pessoal. É no momento que o jovem passa da Heteronomia (comportamento infantil)
para a Autonomia (comportamento próprio =
adulto). Desenvolve-se responsabilidades e o individuo começa a assumir pelos seus atos.
Sendo assim, a educação moral
deverá atuar tanto
no campo pessoal, quanto no campo social do adolescente.
Valores
políticos:
É a relação ou um
conjunto de relações por meio
das quais os indivíduos
interferem nas atividades de outros indivíduos.
Ninguém deve se
manter apolítico, pois
sendo assim será sujeito a
qualquer tipo de manipulação.
Valores estéticos:
Significa a compreensão pelos
sentidos. A arte é uma forma
de conhecimento que organiza o mundo por meio do sentimento, da intuição e da imaginação.
É importante a aplicação da matéria de artes na educação infantil,
pois, ela tem a capacidade de formar a personalidade integral do aluno e de
equilibrar a inteligência e o
sentimento.
A
emoção
diferencia-se do sentimento, pois, designa um estado psicológico
que envolve profunda agitação afetiva e o sentimento é
uma relação cognitiva que reconhece várias
estruturas do mundo.
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